Av. Bertioga, 1265 - Várzea Paulista - SP 11 4816-7393 11 4816-7393

Treinamento de Brigada de Incêndio: vale a pena?

Treinamento de Brigada de Incêndio: vale a pena?

Confira

Toda empresa que se preze e que busca os melhores resultados deve, em primeiro lugar, cuidar da vida dos seus colaboradores, oferecendo um bom ambiente de trabalho. E parte deste cuidado passa por fazer um treinamento de Brigada de Incêndio com parte dos colaboradores. 

Ter uma equipe de brigada de incêndio é o primeiro passo para garantir importantes medidas de prevenção de incidentes, assim como permitir que sua empresa tenha uma equipe capaz de atuar nas diversas situações de perigo. Vale lembrar que ter uma equipe de Brigada de Incêndio é algo previsto em lei. 

Assim, oferecer treinamento de brigada de incêndio para uma equipe de colaboradores é uma forma de respeitar a vida dos funcionários do local. Neste artigo especial feito pela Combat Fire você vai conferir todos os detalhes para que isso seja aplicado, com todos os benefícios, tanto para o empregador, quanto para o empregado. 

Treinamento de Brigada de Incêndio:

Mas afinal, o que é a brigada de incêndio?      

Normalmente, a brigada de incêndio possui em sua composição pessoas voluntárias, que passam grande parte do seu tempo na mesma localidade, seja um condomínio de moradias ou uma empresa, por exemplo. 

Seguindo as diretrizes da Norma Regulamentadora n.º 23, a NR-23, essas pessoas voluntárias recebem treinamento de brigada de incêndio e capacitação para ajudar os demais em situações de emergências.

A brigada de incêndio deve sempre estar preparada para ajudar aos demais colaboradores da empresa, ficando responsável por identificar os possíveis riscos no ambiente em que estão. 

Para isso, eles recebem o treinamento para brigada de incêndio, com formação específica, técnica e teórica sobre primeiros socorros. A função destes voluntários é emitir relatórios e pareceres, além de fiscalizar o estado de conservação dos equipamentos de segurança.

Como fazer o treinamento de brigada de incêndio para uma equipe?

Os integrantes da brigada de incêndio participam de uma série de exercícios simulados, que ajudam a compreender da melhor maneira uma situação de emergência real. O treinamento pode ser feito por equipes de especialistas, como fazemos na Combat Fire, mas as atividades são coordenadas pelo Corpo de Bombeiros de cada Cidade.

Os brigadistas devem seguir os seguintes requisitos:

  • Estar no local durante seu turno de trabalho; 
  • Boa condição física e saúde em dia;
  • Conhecer bem as instalações, dando preferência aos funcionários das áreas de utilidades, elétrica, hidráulica e manutenção geral;
  • Ser responsável e ser alfabetizado.

Depois de todo o treinamento, os participantes recebem o atestado de brigadista de incêndio. Esse treinamento é feito todos os anos, com uma espécie de reciclagem. 

Treinamento de Brigada de Incêndio

A composição de uma brigada de incêndio

brigada de incêndio é composta por uma série de pessoas, cada qual com uma função específica é responsável por tarefas diferentes. Confira

  • Brigadistas: são capacitados para fazer a prevenção e o combate a incêndios. Eles são responsáveis pelos primeiros socorros, avaliam riscos, orientam pessoas, elaboraram relatórios, além de acionar o Corpo de Bombeiros;
  • Líder: Coordena e executa as ações de emergência de um pavimento ou setor. É escolhido dentre os demais brigadistas;
  • Chefe: conhecido como chefe de turno ou edificação. Ele é responsável pela coordenação e execução das ações de emergência de uma determinada edificação da planta. Também é escolhido entre demais brigadistas;
  • Coordenador geral:  Coordena e executa todas as ações das edificações pertencentes a uma planta. Ele deve ser o líder e ter apoio da direção da empresa ou que faça parte dela. 

No Brasil, as empresas que possuem 20 funcionários ou mais são obrigadas a instituir uma brigada de incêndio. Estes participantes devem atuar na prevenção e na emergência.

Conclusão

Um projeto completo de treinamento de equipes pode ser algo muito complexo, mas com a ajuda profissional isso pode ser feito de forma mais simples e capacitada. 

A Combat Fire promove treinamentos de formação de Brigada de Incêndio devidamente certificados, sendo que os mesmos podem ser praticados nas dependências do próprio cliente. Entre em contato conosco para saber mais. 



Gostou? compartilhe!

Whatsapp COMBATFIRE Whatsapp COMBATFIRE