Av. Fernando Arens, 281 - Jundiaí - SP 11 99665-5536 11 4526-8389

Por que ter uma equipe treinada contra incêndio dentro da sua empresa?

Por que ter uma equipe treinada contra incêndio dentro da sua empresa?

Confira

Cuidar da vida dos colaboradores de uma empresa é o primeiro passo para um bom ambiente de trabalho e, consequentemente, alcançar o sucesso nas atividades. E por isso é importante ter uma equipe treinada contra incêndio dentro da sua empresa.

 

A brigada de incêndio é um dos pontos mais importantes para prevenir qualquer incidente e, ainda por cima, atuar nas mais diversas situações de perigo. Paralelamente com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), esta equipe é parte de uma legislação.

 

Implementar uma equipe treinada contra incêndio é uma forma de respeitar a vida dos funcionários da empresa, seguindo das normas regulamentadoras vigentes e que determinam as exigências para tal.

 

Aqui neste artigo você vai conferir como isso deve ser aplicado. Assim como a política do cuidado com a saúde e segurança do trabalho traz muitos benefícios, tanto para o empregador, quanto para o empregado.

 


O que é uma brigada de incêndio?

 

 

Uma brigada de incêndio é composta por pessoas voluntárias, que passam a maior parte do seu tempo em um mesmo local, como empresas ou condomínios, por exemplo, e são treinadas e capacitadas para ajudar os demais em situações de emergências. Essa ação é apontada pela Norma Regulamentadora nº 23, a NR-23.

 

  • Desta forma, a equipe deve ficar atenta sempre aos seguintes pontos:
  • Estar preparada a ajudar aos demais colaboradores da empresa;
  • Receber formação específica, técnica e teórica sobre primeiros socorros;
  • Ficar responsável por identificar possíveis riscos no ambiente de trabalho;
  • Elaborar e emitir relatórios e pareceres;
  • Fiscalizar o estado de conservação dos equipamentos de segurança.


A ação da Brigada é complementar à CIPA, que também visa garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores de uma empresa, enquanto eles estiverem nas dependências da instituição.

Como deixar a equipe treinada contra incêndio?
Os membros desta equipe devem ser voluntários. Estes participam de diversos exercícios simulados para entender da melhor maneira uma situação de emergência real. As atividades são coordenadas pelo Corpo de Bombeiros de cada Cidade.

Os brigadistas devem seguir os seguintes requisitos:

Estar no local durante seu turno de trabalho;
Ter experiência anterior como brigadista;
Boa condição física e boa saúde;
Bom conhecimento das instalações, dando preferência aos funcionários das áreas de utilidades, elétrica, hidráulica e manutenção geral;
Ser responsável e ser alfabetizado.
Depois de todo o treinamento, os participantes recebem o atestado de brigadista de incêndio. Em suma, mesmo depois de todo o processo, o brigadista deve passar por treinamento e reciclagem todos os anos.

Formação de Instrutores de Brigada de Incêndio Francisco Beltrão
Como é uma equipe de combate a incêndio
Brigadistas: membros da brigada de incêndio capacitados para fazer a prevenção e o combate a incêndios. Eles também prestam os primeiros socorros, avaliam riscos, elaboraram relatórios, orientam pessoas, acionam o corpo de bombeiros, e outras ações que buscam guardar a vida de todos;

 

Líder: responsável pela coordenação e execução das ações de emergência de um pavimento ou setor. É escolhido dentre os demais brigadistas;

 

Chefe: também chamado de chefe de turno ou de edificação. Este é o brigadista responsável pela coordenação e execução das ações de emergência de uma determinada edificação da planta. Também é escolhido entre demais brigadistas;

 

Coordenador geral: responsável por coordenar e executar todas as ações das edificações pertencentes a uma planta. Ele deve ser o líder e ter apoio da direção da empresa ou que faça parte dela.

 

Apenas as empresas que possuírem 20 funcionários ou mais são obrigadas a instituírem uma brigada de incêndio. Em conclusão, estes participantes devem atuar na prevenção e na emergência.

Enfim, um projeto completo de treinamento de equipes é muito complexo e deve seguir muitas normas técnicas, além de ser necessário o acompanhamento profissional.

A Combat Fire promove treinamentos de formação de Brigada de Incêndio devidamente certificados, sendo que os mesmos podem ser praticados nas dependências do próprio cliente. Entre em contato conosco para saber mais.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp COMBATFIRE Whatsapp COMBATFIRE