Av. Bertioga, 1265 - Várzea Paulista - SP 11 4816-7393 11 4816-7393

Cuidados com os fogos de artifício nas festas de fim de ano

Cuidados com os fogos de artifício nas festas de fim de ano

Confira

 

Chegando perto das festas de fim de ano, muita gente já vai se preparando para comemorar seja de qual forma for. Seja com a família, com uma bela ceia, ou com os amigos em uma boa festa, o ideal é se divertir. Sempre, com segurança, é claro. E um dos principais temas sobre segurança neste fim de ano são os cuidados com os fogos de artifício.

O uso de fogos de artifício nas festas de fim de ano é uma tradição adotada e amada por muitas pessoas em todo o mundo. No entanto, essa prática requer cuidados, a fim de evitar acidentes mais graves, como:

Queimaduras;
Mutilações;
Incêndios;
Em casos mais graves, a morte.
Pensando no cuidado com o próximo que a Combat Fire resolveu fazer este alerta em mais um artigo em nosso blog: cuidado com os fogos de artifício nas festas de fim de ano.

Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura.

De que são feitos os fogos de artifício?
A pólvora é o principal ingrediente de um fogo de artifício. Ela possui em sua composição os seguintes componentes:

Nitrato de potássio (KNO3);
Perclorato de potássio (KClO4) ou clorato de potássio (KClO3).
Estes são elementos oxidantes e altamente explosivos. Com essa junção, os fogos de artifício conseguem aumentar a explosão e a claridade na hora em que o fragmento explode.

Projeto de lei quer proibir soltura de fogos de artifício em Não-Me-Toque - Rádio 90.9 FM
As cores dos fogos de artifício são produzidas pela incandescência e a luminescência.

A primeira é a luz produzida pelo aquecimento de substâncias, ou seja, quando um certo elemento é aquecido e produz energia.

Já a segunda é a luz produzida a partir de emissão de energia, na forma de luz, por um elétron que volta para o nível de energia menos energético de um átomo.

Lindos, mas perigosos
O principal alerta que fica é que a beleza dos fogos de artifícios possuem um perigo por trás delas. O ideal é que, na hora que for utilizar o equipamento, a pessoa utilize do apoio de suportes e nunca seja segurada diretamente nas mãos.

Os fogos de artifício podem provocar, desde lesões leves como queimaduras, como também podem levar a amputação dos dedos e até mesmo da própria mão da pessoa que o manuseia.

Vale lembrar que crianças e animais não devem estar próximos na hora da utilização desses fogos, inclusive não devem manipular os artefatos de forma alguma.

O uso seguro dos fogos de artifício
O primeiro passo na hora de comprar fogos de artifício é certificar-se que eles estão sendo comprados em um comércio autorizado e certificado pelo Corpo de Bombeiros. Isso garante que os equipamentos sejam os mais seguros do mercado.

Na hora que for estourar os fogos de artifício, faça isso longe de outras pessoas, em áreas abertas e sem fiação elétrica. Estes rojões devem ser apoiados em um suporte seguro e bem preso, voltado para o céu, e não segurados diretamente com as mãos.

Lembre-se de afastar-se das crianças, sendo que estas nem devem segurar este equipamento com pólvora e outros elementos químicos.

Cuidados com fogos de artifícios para não estragar a festa de Reveillon
Além disso, caso tenha ingerido alguma bebida alcoólica, não é recomendado que brinque com este equipamento.

Em caso de algum problema, como as queimaduras leves, o ideal é lavar o local com água fria e cobrir o local com um pano, até passar por atendimento médico especializado.

Se o caso for mais grave, com algum tipo de sangramento, mantenha o membro atingido elevado e não faça garrote no local.

A compra responsável dos fogos de artifício
Como dissemos acima, o primeiro cuidado vem desde a compra dos fogos de artifício. O recomendado é que este local de compra seja certificado pelo Corpo de Bombeiros.

Por isso, evite a compra deste material em barracas de ambulantes ou com pessoas não autorizadas, além de não comprar de forma fracionada, apenas na embalagem.

É importante pontuar que deve-se verificar se a embalagem está intacta e se possui instruções sobre o seu manuseio. Os fogos devem ser acionados em locais afastados das pessoas, em áreas abertas e sem fiação elétrica.

Se você quiser se divertir com fogos de artifício, faça isso com segurança. A sua festa feita de forma errada pode acabar com a festa das pessoas que você ama.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp COMBATFIRE Whatsapp COMBATFIRE